Order:
  1.  10
    A busca schopenhaueriana das identidades fundamentais: a influência platônica.Francisco William Mendes Damasceno - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (1):e11.
    Apesar da declaração, por parte do próprio Schopenhauer, de que a sua noção de Ideia deve ser entendida no mesmo sentido da Ideia platônica, estas não são idênticas, e apesar da declarada pretensão de filiação filosófica, é preciso ter em mente as divergências entre essas concepções para bem compreender a noção schopenhaueriana de filosofia como metafísica. Do mesmo modo que Schopenhauer se pretende kantiano mas transforma radicalmente a filosofia transcendental de Kant, o mesmo ocorre com a Ideia platônica na composição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    As concepções schopenhauerianas de filosofia.Francisco William Mendes Damasceno - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):118.
    Nosso texto pretende mostrar que está presente no pensamento schopenhaueriano, para além da sua definição “canônica”, uma outra concepção de filosofia que torna possível pensarmos uma filosofia prática de uma perspectiva propriamente empírica. Schopenhauer frequentemente define a filosofia como teoria metafísica de caráter contemplativo que abdica de toda normatividade. Contudo, encontramos uma outra noção menos elevada e mais próxima da dimensão prática da vida, orientada por uma perspectiva mais empírica e de caráter eudemonológico. Essa outra noção de filosofia torna possível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark